segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Programa Mapa das Artes e Culturas: Descobrindo a Ilha de Santa Catarina



PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS - PMF
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME
PROGRAMA MAPA DAS ARTES E CULTURAS - PROMAC

PROGRAMA: MAPA DAS ARTES E CULTURAS[1]:
Descobrindo a Ilha de Santa Catarina

APRESENTAÇÃO

O Programa Mapa das Artes e Culturas: Descobrindo a Ilha de Santa Catarina, vinculado ao gabinete do Secretário Municipal de Educação, tem por finalidade o incentivo da cultura em apoio às Instituições Educativas, intencionando fortalecer educandos, familiares e profissionais no acesso e valorização do patrimônio cultural do município de Florianópolis.

Para tanto, serão desenvolvidos projetos e atividades relativas à preservação da memória e do patrimonial cultural da Ilha de Santa Catarina, pautando-se no princípio de complementaridade do currículo e dos parâmetros pedagógicos das Instituições Educativas. 

A execução das ações apresentadas, respalda-se na Lei Orgânica do Município de Florianópolis (1888) e na Lei Nacional de Apoio a Cultura – Lei 8.313 (1991), tendo em vista o implemento de políticas públicas em parceiras à outras instituições sociais, governamentais e não governamentais, no intuito de assegurar o exercício do direito constitucional aos bens materiais e imateriais da sociedade florianopolitana, com vista a proteção do patrimônio e promoção da diversidade étnica, artística  e cultural no seu sentido maior, transcendente e inclusivo.





1 O que é Arte: Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. Disponível em http://www.significados.com.br/arte/

O que é Cultura: Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Disponível em http://www.significados.com.br/cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário